• R. Martiniano Lemos Leite, 30 - Cotia
  • faleconosco@etecdecotia.com.br | Tel.: +55 11 4148-2099 ou +55 11 4614-3093

ETEC Cotia

Etec-Cotia

Sobre a Etec Cotia

A Escola Técnica Estadual de Cotia nasceu como classe descentralizada da Etec de São Roque em Julho de 2009. Devido ao grave problema com a gripe H1N1, as aulas só iniciaram em 17 de Agosto desse mesmo ano, oferecendo 160 vagas para quatro cursos técnicos: Administração e Informática a tarde e Contabilidade e Redes de Computadores a noite.

Em 22 de Dezembro de 2009, o Governador José Serra, o Secretario de Desenvolvimento Geraldo Alckimin, a Superintendente do Centro Paula Souza Profª Laura Laganá e o Prefeito de Cotia Carlão Camargo estiveram em Cotia para inaugurarem oficialmente a ETEC de Cotia, quase que como um presente de Natal para a Cidade.Já no ano de 2010, A Etec de Cotia ofereceu para o primeiro semestre, além dos cursos técnicos mais 80 vagas de manhã para o Ensino Médio.

A Etec de Cotia, foi algo tão importante na cidade, que no mesmo ano, a foto da ETEC passou a fazer parte do cotidiano da cidade de cotia, constando na Capa do Carne de IPTU, na figura do Cartão de transporte público e sendo sempre convidada com grande destaque  para todos os eventos do município.

Localização

A Etec de Cotia está situada a 30 km da Capital do Estado a 200 mts da Rodovia Raposo Tavares (km 30,5), no município que leva o nome da Etec; O município de  Cotia faz parte da Região Metropolitana de São Paulo, importante área remanescente do cinturão verde paulistano e local protegido pela Lei dos Mananciais, concentrados principalmente no seu distrito de Caucaia do Alto, lugarejo cercado de montanhas, nas cumieiras da Serra de Paranapiacaba. Cotia vive hoje realidades díspares, representadas por um lado pela urbanidade de seus luxuosos condomínios da Granja Vianna, por outro possui um pólo industrial em contínua expansão, numeroso comércio de pequeno e médio porte, e ainda uma enorme área agrícola, tocada em parte pela comunidade japonesa, principalmente com verduras e legumes, além de várias estufas de flores e plantas ornamentais.

A Cidade de Cotia

– Uma área territorial de 323,89 km2;

– densidade demográfica de 638,33 habitantes por km2; (2011)

– IDH (Indice de Desenvolvimento Humano Municipal de  0,826 (2000);

– Renda per capita de 2,85 salários mínimo (2000)

– População  2011 de 206.750 habitantes;

– Taxa geométrica de crescimento anual da população de 3,05% ao ano (2010);

– 3.176 empresas distribuídas nos setores industrial, comercial e de serviços.

Cursos e Graduações

Em meio a este cenário favorável ao crescimento tanto populacional quanto da formação profissional, surge a Etec de Cotia contribuindo significativamente com essa qualificação, oferecendo os cursos de Técnico em Administração, Ensino Médio, Técnico em Informática, Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Lazer.

A demanda por curso verificada nos vestibulinhos, ratificam o importante papel desempenhado pela Etec na formação de jovens para o mercado de trabalho, tal demanda cresceu 60% do 1º semestre de 2010 para o 1º semestre de 2011. Demanda esta que supera a média de demanda obtida pelo Centro Paula Souza.

Programas

A Escola Técnica de Cotia, tem concentrado seus esforços na busca pela qualidade de ensino e também nos projetos a ela direcionados pelo Centro Paula Souza tais como a coordenação de cursos do PEQ -(Programa Estadual de Qualificação Profissional), programa este direcionado a trabalhadores desempregados que visa capacitar o trabalhador através de cursos gratuitos. Para 2011 serão atendidas pela Etec de Cotia os municípios de Cotia e Barueri.

A Etec de Cotia também tem trabalhado no plano de Expansão realizado pelo CEETEPS tendo coordenado a implantação da Etec de Embu, que iniciou suas atividades como classe descentralizada no segundo semestre de 2010 com os cursos de Técnico e Secretariado, Técnico em Contabilidade, Técnico em Logística, Técnico em Informatica e Técnico em Redes de Computadores.

Mais:

>> Cursos
>> Diretoria de Serviço Administrativo
>> Secretaria Acadêmica
>> Regimento Comum