• (011) 4148-2099 ou (11) 4614-3093
  • R. Martiniano Lemos Leite, 30 - Cotia
  • faleconosco@etecdecotia.com.br

Centro Paula de Souza

Centro-Paula-de-Souza

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra 203 Escolas Técnicas (Etecs) e 51 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 157 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio. Atualmente, são oferecidos 101 cursos técnicos para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Este número inclui 3 cursos técnicos oferecidos na modalidade semipresencial, 7 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 2 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já nas Fatecs, 54.657 alunos estão matriculados nos 60 cursos de graduação tecnológica.

O Centro Paula Souza recebeu essa denominação em 10 de abril de 1971. Hoje está sediado em um prédio centenário projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo.

Fachada do Centro Paula Souza

Quem Somos

O Centro Paula Souza iniciou suas atividades em 6 de outubro de 1969. Mas as primeiras reuniões do Conselho Estadual de Educação para a criação da instituição aconteceram em 1963, quando surgiu a necessidade de formação profissional para acompanhar a expansão industrial paulista.A idéia de criar um Centro Estadual voltado para a Educação Tecnológica ganhou consistência quando Roberto Costa de Abreu Sodré assumiu o governo do Estado de São Paulo, em 1967.

Em outubro de 1969, o governador Abreu Sodré assinou o Decreto-Lei que criou a entidade autárquica destinada a articular, realizar e desenvolver a educação tecnológica nos graus de ensino Médio e Superior.

Quem foi Paula Souza

O professor Antônio Francisco de Paula Souza foi o fundador da Escola Politécnica de São Paulo – Poli, hoje integrada à Universidade de São Paulo. Engenheiro, político e professor, Paula Souza nasceu em Itu, em 1843.De uma família de estadistas, foi um liberal, tendo lutado pela República e Abolição da Escravatura. Em 1892 elegeu-se deputado estadual, ficando poucos meses no cargo, pois o Marechal Floriano Peixoto convocou-o ao Ministério do Exterior.

Formado em Engenharia em Carlsruhe, na Alemanha, e em Zurique, na Suíça, foi em toda a sua vida pública um empreendedor e forte oposicionista da centralização do poder político-administrativo da Monarquia. Educador, esteve ligado à Poli por 25 anos. Seu desejo era introduzir no Brasil um ensino técnico voltado para a formação de profissionais preocupados com o trabalho e não apenas com discussões acadêmicas. Seu dinanismo em criar obras é um exemplo dessa preocupação. Criou um conceito novo de ensino, convidou especialistas europeus e americanos para lecionar na Poli, à frente da qual esteve como primeiro diretor, de 24 de novembro de 1894 abril de 1917, quando faleceu, em São Paulo.

Antônio Francisco de Paula Souza

Administração

Laura Laganá
Diretora SuperintendenteCésar Silva
Vice-diretor SuperintendenteElenice Belmonte R. de Castro
Chefe de Gabinete da SuperintendênciaHelena Gemignani Peterossi
Coordenadora da Pós-graduação, Extensão e PesquisaAngelo Luiz Cortelazzo
Coordenador do Ensino Superior de GraduaçãoAlmério Melquíades de Araújo
Coordenador de Ensino Médio e TécnicoClara Maria de Souza Magalhães
Coordenadora de Formação Inicial e Educação Continuada

Rubens Goldman
Coordenador de Infraestrutura

Armando Natal Maurício
Coordenador de Gestão Administrativa e Financeira

Elio Lourenço Bolzani
Coordenador de Recursos Humanos

Gleise Santa Clara
Assessora de Comunicação

Benedito Libério Bergamo
Procurador Jurídico-Chefe