Category Archives: Administração

O que é mvc?

Oi pessoal da revista estamos trazendo um artigo sobre o que é mvc(modelo, visao é controle.

Model-view-controller (MVC), em português modelo, visão é controle, é um padrão de arquitetura de software (design patterns) que separa a representação da informação da interação do usuário com ele. O modelo(model) consiste nos dados da aplicação, regras de negócios, lógica e funções. Uma visão (view) pode ser qualquer saída de representação dos dados, como uma tabela ou um diagrama. É possível ter várias visões do mesmo dado, como um gráfico de barras para gerenciamento e uma visão tabular para contadores. O controlador (controller) faz a mediação da entrada, convertendo-a em comandos para o modelo ou visão. As ideias centrais por trás do MVC são a resuabilidade de codigo é separação de conceitos.

Historia do mvc

O padrão MVC foi descrito pela primeira vez em 1979 por Trygve mikkjel heyerdal Reenskaug, trabalhava na linguagem Smalltalk, na Xerox PARC. A implementação original é descrita em profundidade no artigo de Steve Burbeck, Ph.D. com o título: “Applications Programming in Smalltalk-80

controlador envia comandos para o modelo para atualizar o seu estado por exemplo, editando um documento). O controlador também pode enviar comandos para a visão associada para alterar a apresentação da visão do modelo (por exemplo, percorrendo um documento).

laravel-introducao 

 

 

modelo armazena dados e notifica suas visões e controladores associados quando há uma mudança em seu estado. Estas notificações permitem que as visões produzam saídas atualizadas e que os controladores alterem o conjunto de comandos

A importância da Administração.

administracao-1A administração é uma área que abrange muitas outras e, para que ela possa ser o que ela é hoje, precisa de todo o apoio dessas outras áreas. A administração existe desde a época Neolítica, quando era preciso organizar a plantação para que ela crescesse nos períodos certos, e é basicamente isso o que a administração faz. Ela é responsável pela organização, controle, planejamento, liderança.

Muitos acham que a administração não é muito importante no uso prático, porém estão enganados. Em tudo o que fazemos, usamos algum conhecimento dessa área: nas compras do supermercado, nas contas de casa, no controle do tempo, na hora de seguir uma receita, quando de arrumamos os alimentos no armário, na hora de arrumar as roupas no guarda-roupa, entre outras situações do nosso cotidiano. Além das atividades em casa, é claro que existem as funções profissionais, como, por exemplo, quando precisamos avaliar o desempenho da empresa, quando temos que criar uma grade de horários, quando vamos fazer relatórios sobre algo etc. Ela também engloba o nosso comportamento.

Precisamos ser aquilo que as empresas precisam que sejamos, no caso profissional, para que consigamos um bom emprego. Precisamos nos organizar sempre, deixando de lado aquilo que não nos serve e ficando apenas com o que é necessário. Precisamos administrar o nosso tempo para fazer os trabalhos e para inovar sempre que possível. Tirando o excesso, conquista-se o equilíbrio ideal.

O curso de administração está crescendo no Brasil. Muitas universidades e faculdades divulgam que a sua procura está sendo maior, isso porque, depois do básico, você pode se especializar em alguma das áreas que ela abrange, possibilitando que o seu conhecimento seja mais valorizado, já que você vai saber um pouco de cada área – além daquela em que você se especializou, ajudando você a ter um desempenho melhor que a dos seus colegas de trabalho.

Por: Carolinne Vieira e Júlia Fortes  – Alunas do 1º Módulo do Curso Técnico de Administração da ETEC de Cotia.

Colaboração:  Profª Elisabete Ferraz.

TCC que vira emprego: Aluna de Administração da Etec de Cotia consegue emprego através de projeto de TCC

Por: Danyelle Souza (2º módulo Téc. Administração – Tarde)

Daniele entrevista a aluna Jocelane

Danyelle entrevista a aluna Jocelane

Aluna Jocelane Santos do 3º TAT fala um pouco sobre como está sendo fazer o curso na Etec de Cotia, a escolha do seu tema do TCC e como ele auxiliou a conseguir o seu emprego.

 

Danyelle Souza: Por que você escolheu Administração?

Jocelane Santos: Eu escolhi Administração porque já tinha feito alguns cursos relacionados a essa área e tinha me identificado bastante. Gosto de organizar, administrar, de tomar a frente das decisões e fazer acontecer. A área que eu mais gosto é a financeira e já que pretendo ter uma empresa, preciso ter esse conhecimento.

– Como que a Etec de Cotia ajudou você a conseguir o seu emprego atual?

J.S.: Ajudou primeiramente na minha formação, ter uma estrutura, confiar em mim mesma e como me portar em uma entrevista de emprego. Além disso, as aulas teóricas também auxiliaram porque não adianta só ter um físico, é necessário trabalhar o seu intelectual também.

– Qual é o tema do seu TCC?

J.S.: “A Gestão do Cooperativismo na Região de Cotia” é um tema desconhecido, mas é atual e está sendo muito comentado. Esses dias a Dilma renovou as leis que falam das cooperativas; o ano passado foi o ano internacional das cooperativas. É um tema diferente, mas tem tudo a ver com o nosso grupo. A ideia surgiu de um dos integrantes e quando ele comentou sobre o tema o grupo viu que era a nossa cara, porque todos nós temos essa virtude de querer sempre ajudar um ao outro.

Aluna Jocelane Santos fala como foi a escolha do TCC até o emprego

Aluna Jocelane Santos fala como foi a escolha do TCC até o emprego

– E o tema do seu TCC como que está te ajudando no seu novo emprego?

J.S.: Tudo começou com uma visita técnica na COOPSMAR que é uma cooperativa aqui em Cotia. Fizemos algumas perguntar para o diretor e descobrimos que ela estava passando por momentos difíceis em relação à gestão, que é exatamente o foco do nosso tema. Essa foi a nossa primeira visita técnica, depois das férias eu recebi uma ligação do diretor que me fez o convite para trabalhar na área. Primeiramente eu pensei no meu grupo, porque eu tendo um contato mais direto com a cooperativa e isso ia me ajudar bastante com o TCC, por isso aceitei, estou aprendendo a cada dia mais e isso está me ajudando muito.

O rápido crescimento das franquias Icegurt

Por Camila Valentim Soares

2º Módulo  – Técnico em Administração (Tarde)

Crescimento das franquias no Brasil - Crédito: O Globo

Crescimento das franquias no Brasil – Crédito: O Globo

A franquia de Icegurt vem ganhando força no mercado com venda de iogurtes congelados, produzida pela empresa colombiana Quala. A empresa trouxe em 2009 o produto para o mercado brasileiro e está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná.

Como suas franquias e mais um batalhão de ambulantes agregados a elas, o produto tem se popularizado com as classes C, D, e E. nos portões de escolas, avenidas, ruas movimentadas e, principalmente, em regiões periféricas, por ter um preço muito acessível, o iogurte acabou se tornando uma grande sensação.

De uma forma industrializada o produto lembra o famoso Geladinho, sacolé, gelinho, chupe-chupe ou como em várias outras regiões que ele é chamado. Por ser encontrado nas periferias com um preço semelhante, a empresa acabou acertando bem pensando no seu público alvo.

Em termos nutricionais, segundo a gerente de marca Mariane Gonçalves, “O Icegurt tem menos gordura do que um sorvete”, por ser um produto 100% iorgurt congelado. Eles acabaram inovando e trazendo uma novidade para o mercado, iorgurt congelado em saquinho.

A pesquisa de sabores tipicamente de frutas brasileiras como o novo lançamento no sabor Açaí mostra que a marca apesar de vir de fora soube pesquisar bem o nosso mercado para um bom desenvolvimento brasileiro, tendo como base o Yogoso que é vendido na Colômbia e outros 2 países há 15 anos.

Para garantir que o produto chegue até os consumidores, a empresa já conseguiu atrair centenas de revendedores como pequenos empreendedores responsáveis por guardar as carrocinhas e recrutar ambulantes autônomos. Não precisando de um capital muito alto e pela facilidade de se tornar franquiado não demorou muito para que toda cidade tivesse pelo menos um com diversos ambulantes pelas ruas.

Para abrir a franquia Icegurt, é necessário investir cerca de R$ 4 mil reais, além de local para ser base, podendo ser um quintal de casa, um quarto de sua casa ou mini espaço locado, ou seja, não é necessário dispor de um local elaborado e rigidamente específico com grandes exigências. Pelo preço ser barato facilita a aceitação do produto e em poucos meses é possível sentir o negócio lucrativo e rentável. Além disso, a empresa oferece todo o amparo de fornecimento de material e administrativo.

Por ser um negócio que custa centavos a venda tem que ser muito alta para obter lucro, que não é difícil apesar dos fatores climáticos influenciarem. O Icegurt consegue ser vendido até em estações mais frias.

A companhia não divulga números de venda e da sua operação no Brasil, mas informa que não está nos planos abrir lojas próprias ou distribuir o produto no varejo, ou até testá-lo em versões maiores.

Caucaia do Alto ganhou sua primeira loja “O Boticário”

Ponto de Venda recém inaugurado em Caucaia do Alto

Ponto de Venda recém inaugurado em Caucaia do Alto

 No dia 01 de abril de 2013 foi inaugurada a franquia O Boticário no distrito de Caucaia do Alto na cidade de Cotia – SP. A loja fica localizada na rua Joaquim Pires de Oliveira, nº 28 (centro).

Como todos sabem O Boticário é uma das maiores franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. Renomada, premiada internacionalmente, com toda tecnologia inovando sempre mais, a franquia preocupa-se com a natureza e em agradar o consumidor, colocando sua melhor equipe em atender e criar novos produtos.

O Boticário pesquisa anualmente os Macroambientes identificando as possíveis oportunidades de negócios disponíveis para determinar a abertura de novas franquias. Esse ano foi a vez do distrito de Caucaia do Alto que tem cerca de 20.000 habitantes, segundo dados da Prefeitura de Cotia. Caucaia do Alto é considerada o paraíso do sistema ecológico e, por isso, entra no ambiente de perfumes e cremes da franquia com aroma da natureza.

A loja proporciona uma agradável experiência de compra ao consumidor mostrando uma preocupação constante com o mix de marketing (produto, preço, praça e promoção) visando o mercado consumidor (cliente, custo, conveniência e comunicação). Ao analisar os microambientes e os macroambientes nota-se que quanto maior a responsabilidade com a natureza, inovação, qualidade e respeito com o consumidor maior é o seu sucesso.

Agora a população de Caucaia do Alto pode usufruir dos produtos e serviços de qualidade aliando cuidado com o meio ambiente e o bem estar oferecido ao consumidor.

Autor: Marielle Machado

Curso: Técnico em Administração

Módulo/Período: Segundo/ Tarde

Componente: Gestão de Marketing I