Category Archives: Gestão de Marketing

O rápido crescimento das franquias Icegurt

Por Camila Valentim Soares

2º Módulo  – Técnico em Administração (Tarde)

Crescimento das franquias no Brasil - Crédito: O Globo

Crescimento das franquias no Brasil – Crédito: O Globo

A franquia de Icegurt vem ganhando força no mercado com venda de iogurtes congelados, produzida pela empresa colombiana Quala. A empresa trouxe em 2009 o produto para o mercado brasileiro e está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná.

Como suas franquias e mais um batalhão de ambulantes agregados a elas, o produto tem se popularizado com as classes C, D, e E. nos portões de escolas, avenidas, ruas movimentadas e, principalmente, em regiões periféricas, por ter um preço muito acessível, o iogurte acabou se tornando uma grande sensação.

De uma forma industrializada o produto lembra o famoso Geladinho, sacolé, gelinho, chupe-chupe ou como em várias outras regiões que ele é chamado. Por ser encontrado nas periferias com um preço semelhante, a empresa acabou acertando bem pensando no seu público alvo.

Em termos nutricionais, segundo a gerente de marca Mariane Gonçalves, “O Icegurt tem menos gordura do que um sorvete”, por ser um produto 100% iorgurt congelado. Eles acabaram inovando e trazendo uma novidade para o mercado, iorgurt congelado em saquinho.

A pesquisa de sabores tipicamente de frutas brasileiras como o novo lançamento no sabor Açaí mostra que a marca apesar de vir de fora soube pesquisar bem o nosso mercado para um bom desenvolvimento brasileiro, tendo como base o Yogoso que é vendido na Colômbia e outros 2 países há 15 anos.

Para garantir que o produto chegue até os consumidores, a empresa já conseguiu atrair centenas de revendedores como pequenos empreendedores responsáveis por guardar as carrocinhas e recrutar ambulantes autônomos. Não precisando de um capital muito alto e pela facilidade de se tornar franquiado não demorou muito para que toda cidade tivesse pelo menos um com diversos ambulantes pelas ruas.

Para abrir a franquia Icegurt, é necessário investir cerca de R$ 4 mil reais, além de local para ser base, podendo ser um quintal de casa, um quarto de sua casa ou mini espaço locado, ou seja, não é necessário dispor de um local elaborado e rigidamente específico com grandes exigências. Pelo preço ser barato facilita a aceitação do produto e em poucos meses é possível sentir o negócio lucrativo e rentável. Além disso, a empresa oferece todo o amparo de fornecimento de material e administrativo.

Por ser um negócio que custa centavos a venda tem que ser muito alta para obter lucro, que não é difícil apesar dos fatores climáticos influenciarem. O Icegurt consegue ser vendido até em estações mais frias.

A companhia não divulga números de venda e da sua operação no Brasil, mas informa que não está nos planos abrir lojas próprias ou distribuir o produto no varejo, ou até testá-lo em versões maiores.

Caucaia do Alto ganhou sua primeira loja “O Boticário”

Ponto de Venda recém inaugurado em Caucaia do Alto

Ponto de Venda recém inaugurado em Caucaia do Alto

 No dia 01 de abril de 2013 foi inaugurada a franquia O Boticário no distrito de Caucaia do Alto na cidade de Cotia – SP. A loja fica localizada na rua Joaquim Pires de Oliveira, nº 28 (centro).

Como todos sabem O Boticário é uma das maiores franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. Renomada, premiada internacionalmente, com toda tecnologia inovando sempre mais, a franquia preocupa-se com a natureza e em agradar o consumidor, colocando sua melhor equipe em atender e criar novos produtos.

O Boticário pesquisa anualmente os Macroambientes identificando as possíveis oportunidades de negócios disponíveis para determinar a abertura de novas franquias. Esse ano foi a vez do distrito de Caucaia do Alto que tem cerca de 20.000 habitantes, segundo dados da Prefeitura de Cotia. Caucaia do Alto é considerada o paraíso do sistema ecológico e, por isso, entra no ambiente de perfumes e cremes da franquia com aroma da natureza.

A loja proporciona uma agradável experiência de compra ao consumidor mostrando uma preocupação constante com o mix de marketing (produto, preço, praça e promoção) visando o mercado consumidor (cliente, custo, conveniência e comunicação). Ao analisar os microambientes e os macroambientes nota-se que quanto maior a responsabilidade com a natureza, inovação, qualidade e respeito com o consumidor maior é o seu sucesso.

Agora a população de Caucaia do Alto pode usufruir dos produtos e serviços de qualidade aliando cuidado com o meio ambiente e o bem estar oferecido ao consumidor.

Autor: Marielle Machado

Curso: Técnico em Administração

Módulo/Período: Segundo/ Tarde

Componente: Gestão de Marketing I